Terra Incentivos

Hemocentro RP conquista R$ 7 milhões para revolucionar tratamento do lúpus com células CAR-T.

O Hemocentro de Ribeirão Preto dá um salto significativo na pesquisa de novas terapias para doenças autoimunes.

A instituição foi contemplada com o maior valor do edital “Genômica e Saúde Pública de Precisão”, do CNPq, para desenvolver um tratamento inovador para o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) utilizando células CAR-T.

Com os R$ 7 milhões em financiamento, o Hemocentro RP irá aprofundar seus estudos e iniciar testes clínicos com o objetivo de utilizar as células CAR-T para combater o lúpus, uma doença autoimune que afeta diversos órgãos.

Essa abordagem inovadora pode abrir portas para o tratamento de outras doenças autoimunes no futuro.

“Este é um marco histórico para a terapia celular no Brasil”, afirma o Prof. Dr. Diego Villa Clé, coordenador da iniciativa. “Acreditamos que essa pesquisa poderá transformar a vida de milhares de pacientes com lúpus e outras doenças autoimunes.”

Prof. Dr. Diego Villa Clé

A pesquisa clínica será conduzida em parceria com o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) e o Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP), reunindo uma equipe multidisciplinar de especialistas.

Fachada da entrada do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP – USP), localizada na cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo. Foto: Marcos Santos.


O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença crônica que afeta diversos órgãos do corpo, causando sintomas como fadiga, febre, dores nas articulações, erupções cutâneas e problemas renais.

Atualmente, o tratamento é baseado em medicamentos imunossupressores, que podem ter efeitos colaterais significativos.

A terapia com células CAR-T representa uma nova esperança para os pacientes, oferecendo um tratamento mais personalizado e com menor toxicidade.

As células CAR-T são células do sistema imunológico modificadas em laboratório para identificar e atacar células específicas, no caso do lúpus, as células que estão causando a inflamação.

 

Laboratório Hemocentro – Foto: Portal do Butantan.

 

Essa conquista do Hemocentro RP coloca Ribeirão Preto na vanguarda da pesquisa em terapias avançadas e reforça o papel da instituição como referência em hematologia e hemoterapia no Brasil.

A Terra Incentivos Fiscais tem o orgulho de ter contribuído para a captação de recursos para este projeto inovador, o BR CarT. Agradecemos a todas as empresas que acreditaram nessa iniciativa e que, através de seus investimentos, estão transformando a realidade de pacientes em Ribeirão Preto e no Brasil.

Este é um exemplo de como os incentivos fiscais podem impulsionar a pesquisa científica e o desenvolvimento de novas terapias, beneficiando toda a sociedade.

A Terra Incentivos Fiscais continuará trabalhando para conectar empresas a projetos de impacto social, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade e do país.