Terra Incentivos

Tratamento inovador apresentou resultados positivos de segurança.

Fontes G1 e Hemocentro de Ribeirão Preto

O tratamento inovador que combate a leucemia linfoide aguda de células B e o linfoma não Hodgkin de células B apresentou resultados positivos de segurança.

Em julho deste ano, iniciou-se a primeira etapa, os dados dos primeiros quatro pacientes do Estudo Clínico com a Terapia Celular CAR-T (CARTHEDRALL) foram encaminhados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que irá analisar e avaliar sobre o início da segunda fase. Na próxima etapa, serão recrutados 77 pacientes. A expectativa é de que um posicionamento da agência ocorra ainda este mês.

As pessoas serão selecionadas para participar da iniciativa em cinco instituições de saúde: Hospital das Clínicas da FMUSP, Beneficência Portuguesa e Sírio Libanês, em São Paulo (SP), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP e Hospital de Clínicas de Campinas (SP).

Células de defesa 'reprogramadas'.

O tratamento com o Car-T cell envolve a retirada de glóbulos brancos, que são as células de defesa do organismo do paciente, por meio da coleta de sangue pela veia.

Conhecidos como linfócitos, eles são reprogramados geneticamente em laboratório para reconhecer e combater as células cancerígenas, no caso a leucemia linfoide aguda de células B e o linfoma não Hodgkin de células B.

De acordo com Rodrigo Calado, professor de medicina da USP e diretor-presidente do Hemocentro em Ribeirão Preto, as células são manipuladas e expandidas em laboratório e devolvidas à corrente sanguínea do paciente.

“Essa modificação genética é bastante sofisticada e complexa, mas uma vez que essas células voltam para o sangue do paciente, circulando no organismo, elas vão identificar a célula do câncer e matar essa célula. É um mecanismo de ensino dessas células do sistema imunológico para reconhecer especificamente essas células do câncer”, afirma.
Prof. Dr. Rodrigo Calado
Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e diretor presidente executivo da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto.

Conheça a terapia com células CAR-T do Hemocentro RP

Entenda como funciona a terapia Car-T, que pode revolucionar o tratamento contra o câncer.

Entenda como funciona a terapia Car-T, que pode revolucionar o tratamento contra o câncer.

A Terra Incentivos Fiscais tem o orgulho de ter contribuído para a captação de recursos para este projeto inovador, o BR CarT. Agradecemos a todas as empresas que acreditaram nessa iniciativa e que, através de seus investimentos, estão transformando a realidade de pacientes em Ribeirão Preto e no Brasil.

Este é um exemplo de como os incentivos fiscais podem impulsionar a pesquisa científica e o desenvolvimento de novas terapias, beneficiando toda a sociedade.

A Terra Incentivos Fiscais continuará trabalhando para conectar empresas a projetos de impacto social, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade e do país.